Contato de mídia: Ashley Gatewood
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
202-974-3727
Washington, DC (28 de setembro de 2010) – Líderes inovadores da saúde pública cujo trabalho tem contribuído para melhorar a saúde nas Américas foram homenageados ontem à noite em evento só para convidados da OPAS/PAHEF, Prêmios à Excelência em Saúde Pública Interamericana, em Washington, D.C. Os ganhadores dos prêmios foram homenageados perante uma plateia de embaixadores, ministros da Saúde, representantes do governo dos Estados Unidos e altos executivos de empresas. Os prêmios são copatrocinados pela (PAHEF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O evento foi realizado simultaneamente ao 50o Conselho Diretor da OPAS, em que ministros da Saúde e outras autoridades sanitárias de alto nível de todo o continente americano se reúnem para estabelecer as prioridades regionais de saúde.
Foram sete os ganhadores dos prêmios:
Dr. Carlos Monteiro, Universidade de São Paulo, Brasil
O Dr. Monteiro recebeu o Prêmio Abraham Horwitz à Excelência em Liderança em Saúde Interamericana em reconhecimento à sua notável carreira de 30 anos na área da nutrição. Os seus estudos sobre a relação entre pobreza e obesidade nos países em desenvolvimento contribuíram para forjar políticas e programas em todo o mundo.
Dra. Paulina Taboada, Universidade Pontifícia Católica do Chile, Chile
A Dra. Taboada recebeu o Prêmio Manuel Velasco Suarez à Excelência em Bioética por sua proposta intitulada “Assuntos éticos relacionados à sedação no fim da vida”. Esta proposta se concentra em cinco critérios éticos que os profissionais médicos, principalmente na América Latina, poderiam usar para determinar o uso de sedação paliativa em pacientes no final da vida.
Dra. Maria Fátima de Sousa, Universidade de Brasília, Brasil
A Dra. Sousa recebeu o recém-criado Prêmio Sérgio Arouca à Excelência em Atenção Universal à Saúde. Ela tem dedicado a carreira a fortalecer o sistema de saúde pública no Brasil e atuado com grande influência em uma série de iniciativas e programas, como o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Programa de Saúde da Família e o Sistema de Informação em Assistência Básica de Saúde.
Liga Peruana de Lucha Contra el Câncer, Peru
A Liga Peruana de Lucha Contra el Câncer recebeu o Prêmio Clarence H. Moore à Excelência em Serviço Voluntário. A Liga é uma entidade particular sem fins lucrativos com 18 secções em todo o país, tendo atendido mais de 143 mil pacientes em 2009. Importante defensora da prevenção e detecção precoce do câncer no Peru, a organização depende em grande parte da dedicação e diligência de seus voluntários.
Dra. Luisa Zanolli Moreno, Universidade de São Paulo, Brasil
A Dra. Zanolli recebeu o Prêmio Pedro N. Acha à Excelência em Saúde Pública Veterinária para sua tese “Epidemiologia molecular da Listeria monocitogenes isolada de diferentes fontes no Brasil”. A sua tese investigou o papel deste patógeno potencialmente fatal transmitido por alimentos na indústria de carne suína no Brasil.
O Prêmio OPAS em Administração foi entregue à Dra. Elsa Yolanda Palou, chefe do Serviço de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional Cardiopulmonar de Honduras, e o Prêmio OPAS à Defesa da Saúde foi entregue a Fernando Javier Sendra, criador do cartum Yo, Matías, Argentina.
O evento da OPAS/PAHEF foi realizado no Hall das Américas na Organização dos Estados Americanos. Há mais de 30 anos a PAHEF e a OPAS homenageiam e agraciam pessoas que dedicam a vida ao progresso da saúde pública e atenção à saúde nas Américas. Esta é a segunda vez que a PAHEF e a OPAS entregam os prêmios em um evento vespertino.
A PAHEF, renomada por apoiar projetos relacionados à saúde no continente americano, atualmente está empenhada no combate ao alarmante crescimento das doenças crônicas na América Latina e no Caribe, em apoio à Estratégia Regional da OPAS para um Enfoque Integrado à Prevenção e Controle das Doenças Crônicas Inclusive Regime Alimentar, Atividade Física e Saúde.
###
Fundada em 1968, a Fundação Pan-Americana da Saúde e Educação (PAHEF) é uma fundação pública 501(c)(3) dedicada a fomentar programas de saúde pública nas Américas que põem em foco os principais interesses da saúde. A PAHEF melhora a vida das pessoas nas Américas trabalhando com os setores privados e públicos, assim como com importantes entidades de pesquisa, política e desenvolvimento em saúde pública.
A PAHEF goza de um relacionamento sem par com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que atua como o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os Prêmios à Excelência em Saúde Pública Interamericana ajudam a estimular o crescimento da próxima e crescente geração de líderes empenhados em melhorar a saúde e a atenção de saúde nas Américas. Os Prêmios à Excelência em Saúde Pública Interamericana são uma parceria entre a Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Um júri de eminentes profissionais de saúde pública examina as indicações e recomenda à diretoria da Fundação um candidato a cada prêmio, para seleção final. Os prêmios têm a distinção única de reconhecer colaboradores consagrados e emergentes à área da saúde pública dentro do continente americano. Em toda a América Latina e Caribe, os prêmios são considerados uma grande conquista profissional que traz honra e reconhecimento.
Sobre a OPAS: Estabelecida em 1902, a OPAS é a organização de saúde pública mais antiga do mundo. É o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde e trabalha com os países para melhorar a saúde e elevar a qualidade de vida de seus habitantes.
pahef.org
###
|