Press Releases individuais
Evento de premiação promovido pela OPAS e PAHEF oferece oportunidade única para o setores público e privado de reconhecer e apoiar as conquistas da saúde pública nas Américas

Contato: Gatewood Ashley

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

202-974-3727

 

Executivos das maiores empresas do mundo e Ministros da Saúde tiveram a oportunidade de discutir e análisar as prioridades da saúde pública.

 

WASHINGTON, DC (28 de setembro de 2010) – Ministros da Saúde, embaixadores, notáveis representantes do governo americano e executivos das maiores empresas do mundo reuniram-se no segundo evento para a apresentação dos Prêmios à Excelência em Saúde Pública Interamericana, co-patrocinado pela Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Reunindo os principais nomes da saúde pública e do setor privado nas Américas, o evento deste ano atraiu Ministros da Saúde de Brasil, México, Nicaragua, Suriname e de outras nações da América Latina e do Caribe. Compareceram também altos executivos de várias das mais importantes empresas, incluindo Coca-Cola Company, Novartis, PepsiCo, Pfizer, Sanofi Pasteur, Grocery Manufacturers Association, Kraft Foods Inc., Merck & Co., Inc. e Nestlé SA. Os presentes aproveitaram o encontro para discutir estratégias para o avanço da saúde pública nas Américas.

O evento aconteceu simultaneamente com o 50 º Conselho Diretor da OPAS, no qual Ministros e altas autoridades da saúde de todo o hemisfério ocidental se reuniram para definir as prioridades regionais do setor.

A PAHEF tem tradição de reunir os sectores público e privado para discutir questões urgentes da saúde nas Américas. “A PAHEF desempenha um papel único, contribuindo para criar parcerias entre os setores público e privado", disse Edward L. Kadunc, presidente da PAHEF. “O evento foi uma oportunidade rara para reunir altos executivos do setor público e do mundo corporativo para discutir estratégias para o avanço da saúde na região".

Durante a cerimônia, os seguintes prêmios foram entregues: o Prêmio Abraham Horwitz à Excelência em Liderança na Saúde Interamericana foi apresentado ao Dr. Carlos Monteiro, da Universidade de São Paulo, Brasil; o Prêmio Manuel Velasco Suárez à Excelência em Bioética foi apresentado à Dra. Paulina Taboada, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Chile; o Prêmio Sérgio Arouca à Excelência em Atenção Universal à Saúde foi apresentado à Dra. Maria de Fátima de Sousa, da Universidade de Brasília, Brasil, o Prêmio Clarence H. Moore à Excelência em Serviços Voluntários foi apresentado à Liga Peruana de Luta Contra o Câncer, Peru; e o Prêmio N. Acha à Excelência em Saúde Pública Veterinária foi apresentado à Dra. Luisa Zanolli Moreno, da Universidade de São Paulo, Brasil. O Prêmio da OPAS para Administração foi apresentado à Dra. Elsa Yolanda Palou, Chefe do Serviço de Doenças Infecciosas, Instituto Nacional Cardio-Pulmonar, Honduras, e o Prêmio OPAS Campeão da Saúde foi apresentado a Fernando Javier Sendra, o criador das tirinhas “Yo, Matías”, Argentina. O evento foi realizado no Salão das Américas no histórico edificio da Organização dos Estados Americanos.

Por mais de 30 anos, a PAHEF tem reconhecido e premiado indivíduos que dedicaram suas vidas ao avanço da saúde pública e da saúde nas Américas.

Reconhecida por apoiar projetos relacionados à saúde no hemisfério ocidental, a PAHEF atualmente concentra esforços na luta contra o aumento alarmante de doenças crônicas na América Latina e Caribe, alinhado à Estratégia Regional e Plano de Ação para um Enfoque Integrado para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas, incluindo Dieta, Atividade Física e Saúde.

# # #

Fundada em 1968, a Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) é uma fundação pública dedicada a promover programas de saúde pública nas Américas voltados para a conscientização e solução dos grandes problemas enfrentados na área da saúde. A PAHEF promove a melhoria da qualidade de vida nas várias regiões das Américas, trabalhando com o setor público e privado, assim como com os principais grupos de pesquisa em saúde pública, política e desenvolvimento.

A PAHEF colabora assiduamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que também atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas. 

O Programa Prêmio à Excelência em Saúde Pública Interamericana incentiva o crescimento da próxima geração de líderes, trabalhando em conjunto para melhorar a saúde e os serviços públicos de saúde nas Américas. Um júri de eminentes profissionais de saúde pública examina as indicações e recomenda à diretoria da Fundação um candidato a cada prêmio para seleção final. É uma distinta premiação que reconhece novos e já estabelecidos contribuintes da área da saúde pública por todo Hemisfério Ocidental. Ao longo da América Latina e Caribe, essa premiação é reconhecida como uma importante conquista profissional, trazendo honra e reconhecimento aos candidatos eleitos.

Os Prêmios à Excelência em Saúde Pública Interamericana são uma parceria entre a PAHEF e a OPAS.

Sobre a OPAS: Estabelecida em 1902, a OPAS é a organização de saúde pública mais antiga do mundo. É o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde e trabalha com os países para melhorar a saúde e elevar a qualidade de vida de seus habitantes.

pahef.org

# # #

 
 
e-Newsletters
Registre-se
Modelo de projetos recentes da PAHEF na região
Sitemap