Press Releases individuais
Evento Comemora Vitórias na Redução de Infecções Associadas aos Serviços da Saúde (IASS) e o Lançamento do Manual de Controle de Infecções.
O Financiamento da PAHEF tornou o Projeto possível, e ajudou a Bolívia a Reduzir as IASS em mais de 50 por cento.

Contato :
Na Bolívia:
Dra Esther Paula Damiani Moises
Cel.: 011-591-7061-9572
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Nos EUA:
Ashley Gatewood
1-202-974-3727
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

LA PAZ, BOLÍVIA (3 de Novembro de 2010) – Hoje, o avanço significativo realizado pela Bolívia, na redução de infecções associadas aos serviços de saúde e na melhora da segurança dos pacientes, foi comemorado com algumas das figuras mais proeminentes em assistência da saúde. O evento foi celebrado no Ministério da Saúde e Esportes e membros da comunidade sanitária da Bolívia, incluindo o Dr. Christian Barres, representante da OPAS/OMS, forneceram discursos para comemorar este sucesso assim como, para lançar a publicação do manual de controle de infecções, “Vigilância, Prevenção e Controle de Infecções Associadas aos Serviços de Saúde”. Entre outros que atenderam ao evento se encontraram também a Dra. Nila Heredia, Ministra de Saúde, um representante da PAHEF e o diretor do INLASA.

Muitos dos projetos que levaram a esta redução nas IASS foram possíveis graças aos fundos do próprio programa de financiamento da Fundação Pan Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) e ao fundo implementado na PAHEF pelo People of Taiwán. O Instituto Nacional de Saúde da Bolívia desenvolveu o plano do projeto, que incluiu a criação de uma rede de sete hospitais para colher e compartilhar informação sobre infecções. Como resultado, os incidentes de infecções associadas aos serviços de saúde foram reduzidos em mais de 50 por cento.

Com a publicação deste novo manual, trabalhadores da saúde de toda a América Latina aprenderão como evitar e tratar as IASS, o qual resultará na segurança do paciente. Em referência à publicação do manual, o Dr. Barres disse, “Os autores esperam que sirva de fonte de informação para todos os médicos, dentistas, enfermeiras, funcionários de Saúde Pública, epidemiologistas e funcionários de laboratório envolvidos no controle e prevenção de infecções associadas aos serviços de saúde”.

O manual, que será publicado pelo Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução (PALTEX) da PAHEF, contem mais de 1.000 páginas. Mais de 40 voluntários da Bolívia, do Chile, dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha contribuíram na redação de vários capítulos. Espera-se que o manual seja uma grande contribuição para a educação da próxima geração de profissionais da saúde da Bolívia neste importante tema.

Assim como a rede de sete hospitais tem sido fundamental no melhoramento da segurança do paciente em La Paz e em El Alto, espera-se que uma rede nacional possa ser estabelecida para ajudar a reduzir as IASS em todo o país.

###

Fundada em 1968, a Fundação Pan Americana para a Saúde e Educação (PAHEF)  é uma organização sem fins  lucrativos de beneficência pública com sede nos Estados Unidos, que trabalha com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e outros parceiros estratégicos nas Américas, para mobilizar recursos e abordar de maneira conjunta as principais prioridades de saúde, educação e capacitação. Além de contar com grande conhecimento sobre os temas de saúde mais importantes e relações sólidas com as partes interessadas chave da região, a PAHEF cria parcerias e projetos de sucesso que melhoram a saúde nas Américas.

pahef.org

###

 
 
e-Newsletters
Registre-se
Modelo de projetos recentes da PAHEF na região
Sitemap